Siri

A principal característica externa na qual o diferencia dos demais decapodas, que reúnem os siris e caranguejos é a modificação de seu último par de apêndices locomotores (patas), que assumem a forma de nadadeiras sendo assim, os siris possuem uma capacidade de maior locomoção de que seus "primos" caranguejos, que se limitam a vida em substratos como areia, rochas dentre outros. Por esse motivo, em alguns países como nos Estados Unidos, os siris são chamados de "swimming crab" (caranguejo nadador). Outras características externas que os diferenciam das demais espécies é o prolongamento longitudinal de sua carapaça, possuindo a forma de espinhos laterais bem pronunciados em algumas espécies e também a carapaça achatada, possibilitando uma melhor hidrodinâmica e exploração de tocas e afins.


As espécies dessa família ocorrem em todo o mundo em ambientes marinhos e em estuários (zona de transição entre o mar e rios). A salinidade é um fator importante na distribuição desses organismos no ambiente.



A massa de ovos contém aproximadamente 0,8 a 1,5 milhões de ovos.
Incubação
Os ovos se aderem externamente ao corpo abaixo do abdome. A fêmea pode carregar aproximadamente 2.000.000 de ovos. O período de incubação pode ser de 16 a 17 dias ou de 10 a 15 dias a 25 - 28 °C.

Após um mínimo de 18 dias, o siri muda do final de estágio de zoea para megalopa. Em 7 a 8 dias, este chega ao primeiro estágio de siri em água de salinidade de 21 a 27 ‰. A duração do período larval é de 20 a 24 dias.


Os siris são crustáceos considerados generalistas ou mesmo oportunistas, o que quer dizer que não possuem uma preferência por alimentos. Geralmente, inclui-se em sua dieta, crustáceos de menor tamanho, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição.





Reino:Animalia
Subordem:Pleocyemata
Infraordem:Brachyura
Superfamília:Portunoidea
Família:Portunidae


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Siri



Nenhum comentário:

Postar um comentário