Pássaro Encontro

Este pássaro, conhecido também por primavera, inhapim (Pantanal), rouxinol-de-encontro-amarelo (Amazônia), encontro (Rio Grande do Sul), merro (Paraná), pega, soldado e xexéu-de-banana, tem uma característica curiosa no canto: ele é flautado, mas entremeia com o canto das outras aves a sua própria marca registrada: um chamado curto e grave. Costuma imitar outros pássaros em estrofes improvisadas.

Geralmente, para se alimentar, vive em meio à vegetação da copa ou das bordas. A exemplo de joão-pinto, suga o néctar das flores, abrindo-as ou enfiando o bico.

Às vezes coloca até a cabeça na corola.

Suas flores preferidas são ipê, tarumã, piúva e pombeiro, entre outras espécies.

Conhecido também por ter um corpo longilíneo, com uma cauda não menos longa, tem nas asas algumas penas diferenciadas: castanhas para subespécie valenciobuenoi (Sul e Centro-Oeste) ou amarelas para subespécie tibialis (Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste). Daí o nome "encontro", bem na junção do corpo com as tais asas.

Em geral este pássaro vive solitário, mas por vezes é visto junto a bandos mistos. No frio, o "encontro" gosta de se aquecer ao Sol, pousado em galhos expostos.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Icteridae
Género: Icterus
Espécie: I. cayanensis


Fonte: Terra da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário