Ele tem focinho e cara de porco, mas não é um. O queixada costuma formar grandes bandos, alguns de 50 até 300 indivíduos (o tamanho está relacionado à disponibilidade de alimento e abrigo), e são bem mais irritadiços que os catetos, por exemplo.
Uma característica física de que vão fazer um ataque iminente é clara: batem o queixo e eriçam os pelos do dorso. Aliás, tem caninos afiados e não hesita em usá-los quando precisa.
De hábitos diurnos, costuma também quebrar e triturar castanhas e coquinhos para se alimentar. De nomes populares como pecari-de-queixo-branco, tiririca, queixo-ruivo, porco-do-mato, sabacu e tacuité, possui 1,1 metro de comprimento, 60 centímetros de altura (até o ombro) e cerca de 40 quilos. A sua pelagem é marrom-escura ou negra, com o detalhe de uma mancha branca próxima do focinho, como se fosse uma barba ou um bigode farto.
Para delimitar seu território, usa o odor das próprias fezes e o de uma glândula localizada no dorso. Por isso mesmo, é comum assistir machos dominantes se esfregando em troncos de árvores, como forma de marcar a sua área. Aliás, também se esfregam uns nos outros, um jeito encontrado para manter a "identidade social".
Habitat: Na América do Norte e América Central vive em florestas, e na América do Sul, habita chacos, caatingas e alguns tipos de cerrados.
Alimentação: Frutos, raízes, folhas, invertebrados e, ocasionalmente, pequenos vertebrados (como rãs e lagartos).
Reprodução: A gestação dura pouco menos de 5 meses. Em geral, nascem de 1 a 4 filhotes. A mesma fêmea pode ter duas crias ao ano. Os recém-nascidos são precoces e acompanham a mãe no dia em que nascem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário