Imagem por http://www.avesderapinabrasil.com/ |
O quiriquiri mede 25 centímetros de comprimento. Ele é o menor representante da família. Tem desenho na cabeça, duas faixas verticais laterais e duas nódoas nucais negras, que lembram olhos.
A função dessas manchas seria a de inibir predadores. Outra curiosidade da espécie, é que o quiriquiri durante a corte entrega pequenas presas para a fêmea em pleno vôo e a cópula se dá sobre galhos secos e expostos. Eles gostam de banhar-se na chuva e também tomam banho de pó em estradas de terra. É muito ativo durante todo o dia, principalmente durante o período de reprodução. Habitat:
Regiões campestres e quase desérticas contentam-se com o mínimo de vegetação. Alimentação: Come lagartixas; grandes insetos, como gafanhotos; camundongos e pequenas cobras. Reprodução: Nidificam regularmente em ocos de árvores, inclusive em buracos de pica-paus. Também em cavidades de postes e edificações. A postura é de três ovos, podem ser marrons quase uniformes. A incubação é de 29 a 30 dias. Os filhotes voam entre 29 e 31 dias de vida e já apresentam dimorfirmo (machos e fêmeas com características diferentes) sexual.
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Aves
- Ordem: Falconiformes
- Família: Falconidae
- Gênero: Falco
- Espécie: F. sparverius
- Fonte:http://eptv.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário