Lobo Guará

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e, apesar do nome, estudos genéticos indicam que ele não é um lobo, mas uma espécie distinta adaptada ao Cerrado.
Originalmente, era encontrado desde o norte da Argentina até o limite com a Amazônia, no sentido norte-sul; e da Bolívia até o sertão de Pernambuco, leste-oeste. Hoje sua população está restrita às áreas protegidas ou afastadas do Cerrado brasileiro e às áreas inóspitas do Chaco, na Bolívia e no Paraguai.
É um animal tímido e se mantém afastado do ser humano; todavia é comum aparecer nas sedes de fazendas, atraídos pelo cheiro da comida, principalmente do arroz cozido ou por animais domésticos como galináceos.
O desenvolvimento agropecuário no Cerrado do Brasil Central, reduziu bastante as áreas naturais; e as que restaram não podem suportar a população geneticamente 
viável ou outro grande carnívoro.



Possui mandíbulas fracas e se alimentam de vegetais, frutas silvestres e pequenos animais (roedores, répteis, pássaros, ovos, peixes, rãs e insetos). Na sua dieta é indispensável o fruto da lobeira (Solanum lycocarpum), que serve como um vermífugo natural contra a parasitose renal provocada pelo nematóide Dioctophyna renale; na ausência deste fruto, o animal morre. 
É reconhecidamente um importante dispersor de sementes.

Entre as suas adaptações ao Cerrado estão as pernas longas que facilitam a locomoção e a visualização sobre a grama alta; suas grandes orelhas e audição aguçada permitem ao animal localizar com facilidade pequenos animais sob a vegetação.

Nome vulgar: LOBO GUARÁ
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Nome científico: Chrysocyon brachyurus
Nome inglês: Maned Wolf 

Nomes na Argentina: Aguarú guazú, Lobo de crin, zorro potrillero, zorro grande, zorro de chaco. 
Nomes Indíginas: Gueken, guelken, huika(tehuelche septentrional). 
Indios Kamaiuras (alto rio Xingu)o auratsim. Tupí-guaraní: guará
Nome na Bolívia: Boroche
Distribuição: Centro-Oeste do Brasil, Paraguai, Leste da Bolívia e Norte da Argentina
Habitat: Campos
Hábito: Crepuscular/noturno
Comportamento: Solitário
Longevidade: 13 anos
Maturidade: Após 3 anos
Época reprodutiva: Julho a Agosto



Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/extinto11.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário