Macaco Narigudo

Macaco-narigudoO Macaco-Narigudo ou Proboscis Monkey , conhecido como o bekantan em malaio tem um tom marrom-avermelhado.
Um traço distintivo deste macaco é o macho salientes grande nariz, de onde tira o seu nome. O grande nariz é usado para atrair as fêmeas e é uma característica do gênero masculino, atingindo até 7 cm de comprimento. As fêmeas também têm nariz grande em comparação com outras espécies de macacos, mas não tão grande quanto os machos. Além de atrair seus companheiros, o nariz funciona como uma câmara de ressonância, amplificando suas chamadas de alerta. Quando o animal fica agitado seu nariz se enche de sangue, fazendo chamadas de alerta mais alto e mais intenso.


Os Macacos-Narigudos apresentam um elevado grau de dimorfismo sexualOs machos são muito maiores que as fêmeas, pesando até 24 kg e chegando a 72 cm de comprimento, com uma cauda de até 75 cm de comprimento. As fêmeas são de até 60 cm de comprimento, pesando até 12 kg. Esta grande diferença é maior do que em qualquer outro primata.
O adulto de macaco-narigudo é sobretudo marrom-avermelhada, com membros acinzentada. De acordo com Burnie (2001),os Macacos-Narigudos  jovens têm uma face azul escuro de pele, e um nariz de tamanho normal relativamente ao nascimento. À medida que envelhecem, as mudanças de coloração da pele e do nariz cresce. Os machos adultos têm um nariz grande e carnudo que pende sobre a boca, mas a fêmea não tem um nariz grande, em comparação com o masculino. 

Macaco-Narigudo é endêmico de Bornéu baixa altitude manguezais , pântanos e planícies de matas ciliares .Uma das maiores populações são encontradas na Sentarum Danau Parque Nacional . Ele vive em pequenos grupos de 10 a 32 animais. A participação no grupo é muito flexível, e os animais são conhecidos por mudar de grupo para grupo com bastante frequência.

Fonte:http://bichinhosfofos-bailalinda.blogspot.com/

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Colobinae
Género: Nasalis
Espécie: N. larvatus

Nenhum comentário:

Postar um comentário