Porco

Em razão do parentesco, porcos e javalis se apresentam significantemente semelhantes, e podem cruzar entre si, gerando descendentes férteis. No entanto, ao longo dos anos, algumas modificações significativas ocorreram nos porcos domésticos, muitas delas decorrentes da seleção artificial, visando a domesticação e o destaque de certas propriedades da sua carne. Na atualidade, existe cerca de um bilhão de porcos domésticos, espalhados pelo mundo. Apesar do nome atribuído a esses animais ser amplamente utilizado de forma pejorativa, são visados, contraditoriamente, para a alimentação; e cada vez mais têm sido empregados em pesquisas, já que a fisiologia e as necessidades nutricionais dos porcos e do homem são muito parecidas. O trato digestivo, dentes, fígado, coração; e susceptibilidade a certas doenças, como artrite; são algumas dessas características semelhantes – além da dieta onívora. Por isso, são considerados animais-modelo para o estudo de doenças humanas.



Alguns pesquisadores apontam que os animais em questão são tão inteligentes que, nesse quesito, conseguem superar os cachorros; e se equiparar a golfinhos, elefantes e grandes primatas. Eles apresentam excelente memória, estruturas sociais complexas, com limite máximo de aproximadamente 30 integrantes; códigos de comunicação bem desenvolvidos e, surpreendentemente, reservam um único local de seu ambiente para que todos os indivíduos do grupo defequem e urinem.


A vocalização dos porcos domésticos é semelhante à dos javalis; e não se apresenta como a única forma de comunicação. Dotados de nove glândulas que secretam substâncias odoríferas, tais animais utilizam-nas para identificar indivíduos de um mesmo grupo. Como não possuem glândulas de suor, quando a temperatura se apresenta em torno dos 25ºC ou mais, direcionam-se a tocas cavadas no solo, ou à lama, para diminuir a sensação de calor.



  • Reino Animalia
  • Filo Chordata
  • Classe Mammalia
  • Ordem Artiodactyla
  • Família Suidae
  • Género Sus
  • Espécie Sus scrofa 
  • Subespécie Sus scrofa domesticus

Nenhum comentário:

Postar um comentário