A maior ave de rapina das Américas é uma predadora eficiente. A fêmea, maior do que o macho, chega a ter 90 cm de altura e 2 metros de envergadura de asas. Ela pesa até 9 kg e, exatamente pelo porte, ataca presas maiores, enquanto o macho captura animais menores.
A harpia pertence à família dos gaviões (Accipitridae) e é a única espécie do gênero. A grande predadora não está livre da ameaça à sua sobrevivência. A harpia não consta da lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas é considerada provavelmente extinta no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais; criticamente em perigo, no Paraná, São Paulo e Espírito Santo; e, em perigo, no Rio de Janeiro.
A causa principal é a excessiva fragmentação da Mata Atlântica e da Mata de Araucária. Desde 1994, a harpia é considerada como próxima de ameaçada pela União Mundial para a Natureza (IUCN, na sigla em inglês), principalmente porque faltam estudos e informações mais precisas para classificá-la como ameaçada.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes Falconiformes
Família: Accipitridae
Género: Harpia
Espécie: H. harpyja
Nenhum comentário:
Postar um comentário